O Sindicato Rural de Jaciara, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), realizou, entre os dias 11 e 13 de novembro, o curso de Classificação de Grãos de Soja e Milho. O objetivo da capacitação foi fornecer aos participantes uma formação técnica de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento do setor agropecuário com mão de obra qualificada.
Durante os três dias de atividades, os participantes aprenderam sobre as normas e regulamentações que regem a classificação dos grãos, além de vivenciarem práticas essenciais para o mercado. A instrutora do curso, Elisângela Andrade Garcia, destacou a importância da abordagem teórica e prática, ressaltando que todo o conteúdo está fundamentado nas legislações vigentes: a Instrução Normativa nº 11, para a soja, e a Instrução Normativa nº 60, para o milho.
"A parte teórica é toda baseada na legislação, onde abordamos os aspectos normativos e as instruções relacionadas à classificação dos grãos. Apresentamos fotos dos defeitos e avarias que podem comprometer a qualidade do produto. Na parte prática, o aluno realiza a classificação dos grãos, corta os grãos, analisa as avarias, tudo de forma que simula a realidade do mercado de trabalho", explicou Elisângela.
A instrutora enfatizou que, além de aprenderem a identificar defeitos comprometendo a qualidade dos grãos, os participantes também praticaram o processo de homogenização das amostras, o uso de quarteadores, pesagem, corte e os cálculos necessários para determinar a quantidade de grãos avariados.
“É com grande satisfação que o Sindicato Rural de Jaciara, em parceria com o Senar-MT, promove mais uma ação voltada à capacitação de profissionais, com o objetivo de fortalecer o agronegócio, tanto local quanto estadual. Este curso é uma oportunidade valiosa para a qualificação da mão de obra, um passo essencial para garantir a competitividade e a excelência dos nossos produtos no mercado nacional e internacional”, destacou a presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Juliana Bortolini.
Já a mobilizadora do Sindicato Rural de Jaciara, Andreia Nascimento, afirmou que a capacitação contínua é fundamental para o crescimento do setor agropecuário e que, só neste ano, os Sindicatos Rurais, em conjunto com o Senar-MT, já capacitaram 1.055 pessoas. “Isso reflete nosso compromisso com o desenvolvimento de uma mão de obra altamente qualificada, que é, sem dúvida, um dos pilares para o sucesso do agronegócio em nossa região”, disse ela.
Para os alunos, a capacitação foi uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos técnicos e se atualizar com as práticas do setor. Anna Laura Pires Pinto, uma das participantes, trabalha na área de armazenamento e venda de grãos em uma empresa do agronegócio e está se formando em Agronomia na faculdade Eduvale. Ela destacou a importância do curso para sua carreira profissional. "Este curso vai agregar muito ao meu conhecimento técnico, tanto no aspecto teórico quanto no prático, especialmente no que diz respeito às normas e regulamentações do setor. Isso é fundamental para quem trabalha no agro", afirmou Anna Laura.
Simone do Prado, técnica de segurança do trabalho, também participou da capacitação. Ela explicou que decidiu fazer o curso porque percebeu que o agronegócio está em ascensão e as oportunidades no setor estão crescendo. "Já atuei em algumas empresas da área, mas vejo que o agro está em evidência e abrindo novas portas no mercado de trabalho. Esse curso certamente vai me ajudar a conquistar novas oportunidades", contou Simone.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real