Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Opinião Sexta-feira, 19 de Julho de 2024, 08:22 - A | A

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024, 08h:22 - A | A

CAIUBI KUHN

Vagas abertas na UFMT, o que você precisa saber

CAIUBI KUHN

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está com um processo seletivo específico aberto para ocupação das mais de 1.900 vagas remanescentes nos cursos de graduação presenciais. As vagas disponíveis são no Campus de Cuiabá (954), Várzea Grande (151), Araguaia (459) e Sinop (418). Qualquer pessoa que fez uma das últimas 10 edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode concorrer a uma das vagas. Os interessados devem acessar a página da Universidade para realizar a inscrição gratuitamente até às 23h59 do dia 21 de julho.

Este texto apresenta algumas informações importantes, especialmente para os estudantes de baixa renda, sobre políticas existentes nas universidades que auxiliam na permanência dos estudantes na instituição enquanto percorrem a jornada pelo tão sonhado curso superior.

Quando se fala de cursar uma faculdade, uma das perguntas que passam pela cabeça dos jovens de famílias com poucos recursos financeiros é: "Como irei me manter enquanto estiver na universidade?"

O que muitos não sabem é que universidades, como a UFMT, possuem políticas públicas para apoiar os estudantes de baixa renda. Essas são as chamadas políticas de assistência estudantil, que fornecem diferentes tipos de auxílios, como auxílio permanência, auxílio moradia, casa do estudante, entre outros, além do Restaurante Universitário (RU). Para ter acesso à maioria dessas políticas, após ser aprovado, o estudante precisa concorrer a um edital de seleção interno na UFMT, que irá apoiar os estudantes mais necessitados.

Caiubi Kuhn é geólogo, doutor em Geociência e Meio Ambiente (Unesp), professor na UFMT e presidente da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo)

 

O Alô Chapada não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste espaço, que é de livre manifestação

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia

Herculano de Sousa Almeida 22/07/2024

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

positivo
0
negativo
0

1 comentários