A deputada estadual Janaina Riva (MDB) é a presidente da Comissão Ética da Assembleia Legislativa de Mato Grosso que vai analisar a denúncia de quebra de decoro parlamentar em face do deputado bolsonarista Gilberto Cattani (PL), que em um vídeo postado no site da ALMT, comparou mulheres a vacas.
A Assembleia foi acionada pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso e pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) pelo do comentário de Cattani.
A definição dos nomes foi feita nesta segunda-feira (12), no retorno do presidente Eduardo Botelho (União), que estava licenciado. Os membros da Comissão de Ética terão 30 dias para apresentar manifestação conclusiva e julgar o processo de quebra de decoro.
O deputado Wilson Santos (PSD) é o vice-presidente, Max Russi (PSB) é o corregedor, Júlio Campos (União) corregedor substituto e Elizeu Nascimento, é membro titular. São membros suplentes Dr. João, Dr. Eugênio, Paulo Araújo, Diego Guimarães e o deputado Cláudio Ferreira.
FALA POLÊMICA
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso instalou a Frente Parlamentar Contra o Aborto – “Pró-Vida” na última segunda-feira (15) e, na reunião de abertura, um dos membros, o deputado estadual bolsonarista Gilberto Cattani (PL), comparou mulheres a vacas, ao criticar o aborto.
“Quando a minha vaca entra no cio, está no período fértil e o touro cobre a minha vaca, é assim que a gente fala lá na roça. Então, ela tá prenha, certo? (sic) Isso é natural. Agora, quando eu pergunto pra qualquer pessoa o que é que tem na barriga da minha vaca, se você ‘pedir’ pra essas feministas, ou pra essas pessoas que defendem o assassinato de bebês no ventre da sua mãe, elas vão dizer que lá tem um feto, não é um bezerro. [sorri]. Assim como eles falam da mulher, que dentro da barriga da mulher, até a sexta semana, é um tipo de coisa, amontoado de célula, [...] que não é uma criança”, disse o deputado na reunião. Na mesma fala, Cattani também comparou a gestação feminina à das galinhas.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real