Segunda-feira, 04 de Novembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 04 de Novembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Variedades Sábado, 02 de Novembro de 2024, 16:00 - A | A

Sábado, 02 de Novembro de 2024, 16h:00 - A | A

ÍCONE CUIABANO

Artista plástico faz homenagem à Dona Eulália

Do Leia Agora

O artista plástico Rafael Jonnier usou o seu dom para homenagear o ícone da culinária cuiabana Dona Eulália, que faleceu nesta segunda-feira (28), aos 90 anos, após passar mal, em Cuiabá.

Na arte, que foi publicada nas redes sociais, a cozinheira segura os tradicionais bolinhos de arroz ao lado do forno. Ela usa um colar com um símbolo que é a assinatura do artista.

Jonnier contou que conheceu Dona Eulália quando chegou à Capital, em 2012, e sempre foi apaixonado pelos quitutes da cozinheira.

“Sempre ia lá, ela lembrava muito, muito a minha avó. Sou apaixonado no pão de queijo e bolo de arroz. [...] Ela é o ícone de referência cultural da nossa cidade e vai virar uma personagem do nosso folclore. [...] Eu decidi fazer essa homenagem porque, através desse bolo, ela traz a união familiar”, disse.

 

Nascido em Cáceres (217 km de Cuiabá), o artista fez seu nome produzindo personagens icônicos, tais como o Pescador de Sonhos e a Princesinha do Rio. Em 2018, consagrou carreira internacional com sua exposição solo “Origins”, tendo como inspiração Amsterdam.

Dona Eulália

Eulália da Silva Soares nasceu em 13 de janeiro de 1934, na região rural do município de Cuiabá, na comunidade de Aricazinho. Na década de 1950, mudou-se com o seu então marido, Eurico Avelino Soares, para a Capital, para o bairro da Lixeira, buscando melhores oportunidades de trabalho para eles e de educação para os seus oito filhos.

Após enfrentar dificuldades, ela teve a ideia de produzir os famosos bolinhos de arroz com a receita de família que havia há muitos anos apreendido com a sua tia.

Os quitutes eram comercializados pela cozinheira na frente de escolas e igrejas da cidade. Com o sucesso dos bolinhos, ela abriu, no quintal de sua casa, o restaurante Eulália e Família.

Eulália ganhou notoriedade em todo o país e chegou a gravar com outro expoente da culinária nacional, a apresentadora de TV Ana Maria Braga.

Dona Eulália deixa oito filhos, 22 netos e 34 bisnetos.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia