Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Variedades Terça-feira, 02 de Julho de 2024, 14:31 - A | A

Terça-feira, 02 de Julho de 2024, 14h:31 - A | A

EDITAL DE LITERATURA

Livros publicados com apoio do Governo de MT são lançados nesta semana em Cuiabá

Livros publicados com apoio do Governo de MT são lançados nesta semana em Cuiabá 02 de Julho de 2024 às 08:19 ‘Se quer que algo tenha fim, não se cale’ será lançado nesta terça (02.07), e ‘Tempos Íntimos’, no sábado (06.07)

Da Redação

Mais dois livros de autores mato-grossenses, publicados com recursos do Governo de Mato Grosso, serão lançados nesta semana, em Cuiabá. A obra ‘Se quer que algo tenha fim, não se cale’ será apresentada ao público nesta terça-feira (02.07), às 19h, no Museu da Imagem e do Som. O outro lançamento da semana é ‘Tempos Íntimos’, neste sábado (06.07), às 19h, no Espaço Cultural A Casa do Centro.

As duas obras foram selecionadas na categoria publicação de livros adultos, do Edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-Grossense, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

‘Se quer que algo tenha fim, não se cale’, do cineasta e escritor Wuldson Marcelo, traz uma coletânea de 100 minicontos sobre a vida de pessoas pretas que vivem em Cuiabá. Segundo o autor, são histórias que falam sobre respeito à vida, cultura, desejos, medos, vivências em comum, racismo e o sofrimento decorrente do preconceito racial. A obra conta com ilustrações da artista Lua Brandão.

“O livro é formado por 100 minicontos, que variam de uma linha a uma página, dividido em três partes. A obra deu vazão à minha obsessão pela narrativa curta e permitiu-me aprofundar a respeito de uma literatura que tem pessoas negras como protagonistas”, comenta o autor.

Wuldson Marcelo é autor de outros livros, como ‘As luzes que atravessam o pomar e outros contos’, ‘Obscuro-shi – Contos e desencontros em qualquer cidade’ e ‘Subterfúgios Urbanos’. O multiartista também é mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT, roteirista, editor da revista Ruído Manifesto, um dos curadores da Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso e integrante do Aquilombamento Audiovisual Quariterê.

Aos 36 anos, a jornalista e escritora Larissa Campos lança sua segunda obra ‘Tempos Íntimos’, neste sábado (06.07), em Cuiabá. O livro reúne 24 contos criados durante o isolamento da pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2022, e reflete sentimentos como medo e solidão. Cada conto traz uma releitura artística a partir da ilustração em aquarela da artista Dani Dias.

“Como o título evidencia, intimidade é um tema que atravessa as narrativas e os personagens que fazem parte delas, num processo de criação totalmente impactado pelo período de isolamento da pandemia de Covid-19, embora não haja referência direta ao assunto. Desde a aprovação no edital, foram quase dois anos de dedicação para ver a obra viva, no mundo, nas mãos de quem realmente importa: os leitores”, destaca a escritora.

O projeto ‘Tempos Íntimos’ inclui realização da oficina ‘Do rascunho ao texto’, que apresenta técnicas de escrita criativa para o público. Em junho, a autora realizou a atividade no Palácio da Instrução e em uma escola pública de Cuiabá, com o objetivo de despertar nos participantes o interesse pela literatura e pelos textos literários.

“Converso sobre recursos literários, narrativos, construção da narrativa, mas, sobretudo, convido para que olhem de uma forma afetiva para as suas vidas, para que possam se inspirar nas vivências e nos sentimentos experimentados”.

Durante a oficina, ela desmistifica a ideia de que é necessário projetos grandiosos para construir uma narrativa envolvente, e desafia os participantes a criar personagens dentro de narrativas em primeira e terceira pessoa. O exercício tem como objetivo mostrar a importância do exercício diário para o amadurecimento da escrita.

Larissa também é autora de ‘A casa do posto’, livro de ficção inspirado em experiências vividas durante um período de quatro anos em que autora e a família moraram em um posto de combustível na Rodovia dos Imigrantes, em Cuiabá.

Edital de Literatura

O Edital Estevão de Mendonça de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-Grossense foi lançado em 2022 e contou com R$ 2 milhões distribuídos em 67 projetos de criação (incentivo a novos autores), publicação de livros e fomento à leitura (contação de histórias, formação de mediadores e de escritores).

Em 2023, foi lançado o Edital Prêmio Literatura Mato Grosso dentro do leque de seleções públicas viabilizadas com recursos da Lei Paulo Gustavo. A edição conta com R$ 1 milhão de recursos para reimpressão ou reedição de 20 obras de autores mato-grossenses.

Serviço

Lançamento do livro ‘Se quer que algo tenha fim, não se cale’ - Wuldson Marcelo
Data: 02 de julho, às 19h
Local: Museu da Imagem e Som de Cuiabá (MISC)
Entrada Gratuita
Mais informações: @wuldson_marcelo

Sophia Cardoso

Wuldson Marcelo

Livro 'Se quer que algo tenha fim, não se cale’ - de Wuldson Marcelo

Lançamento do livro ‘Tempos Íntimos’ – Larissa Campos
Data: 6 de julho, às 19h
Local: Espaço Cultural A Casa do Centro, na Praça da Mandioca, em Cuiabá
Entrada gratuita
Mais informações: @laricampos10

Reprodução

Larissa Campos Tempos Íntimos 3

 

* Com assessoria

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia