Sob o comando do Tenente-Coronel Douglas Pelissari Catanante, a 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (1ª CIPM), sediada em Chapada dos Guimarães, tem ampliado suas frentes de atuação tanto na segurança pública quanto no desenvolvimento de projetos sociais e comunitários. O planejamento foi apresentado em reunião com a imprensa local na última sexta-feira (4).
A unidade conta com subunidades operacionais em Paraíso do Manso, Nova Brasilândia e Planalto da Serra, cobrindo uma extensa e estratégica região do estado. O policiamento executado abrange diferentes modalidades, como patrulha rural, policiamento comercial, comunitário, escolar (PROERD) e festivo, assegurando presença e atuação preventiva em diversos contextos urbanos e rurais.
Além da presença ostensiva, a 1ª CIPM investe na melhoria de infraestrutura com a construção de novos quartéis em Chapada, Manso e Nova Brasilândia, e desenvolve iniciativas voltadas à qualidade de vida dos policiais.
Na área social, destacam-se programas de prevenção como o Proerd, ações de educação ambiental, o projeto Casa Solidária e a proposta de incluir modalidades como corrida, caminhada, natação e artes marciais nas atividades com a comunidade.
Entre as principais operações desenvolvidas pela companhia estão o combate às facções, fiscalização de motos irregulares, patrulha rural, repressão a invasões de terras e operações urbanas com foco em trânsito e eventos de grande porte. Aumentar a ostensividade em pontos estratégicos e fortalecer a atuação da inteligência policial também são metas em curso.
Outros projetos em andamento incluem a reativação e o fortalecimento do GAP (Grupo de Apoio), a ampliação do moto patrulhamento e a implementação do programa Vigia Mais. Para o aprimoramento contínuo do efetivo, a companhia mantém um calendário de cursos e instruções.
As parcerias com o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e prefeituras municipais têm sido fundamentais para o sucesso das ações da 1ª CIPM, que se consolida como uma força essencial para a paz e a ordem pública na região.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real