Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2025, 06:00 - A | A

Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2025, 06h:00 - A | A

NO EMPÓRIO GUIMARÃES

Encontro de Lideranças Femininas da BPW Chapada dos Guimarães é um sucesso

O evento reuniu diversas empreendedoras e nomes importantes da BPW em Mato Grosso

Helena Werneck
Da Redação

Nesta quinta-feira (30), com início às 18h30, o Empório Guimarães foi palco do Encontro de Lideranças Femininas realizado pela BPW Chapada dos Guimarães, e presidida pela jornalista do Alô Chapada, Katiana Pereira, que transmitiu ao vivo o evento pela TV Ecovale canal 13.1 e pelo YouTube. ASSISTA AQUI na íntegra.

Para dar início às falas das representantes da BPW, Katiana fez uma breve explicação do que é a organização:
"BPW é a sigla para Business Professional Women, que significa Mulheres Profissionais de Negócios. É uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos, apartidária e não assistencial, fundada em 1930, em Genebra, na Suíça, pela Dra. Lena Madesin Phillips. Atualmente, a organização está presente em mais de 100 países e tem como objetivo: Promover o empreendedorismo, capacitar lideranças e implementar projetos de responsabilidade social para fortalecer a comunidade local e estimular a inserção das mulheres no cenário econômico, político e social", explicou Katiana.

A presidente da BPW Chapada dos Guimarães, Jurema Lara, agradeceu a presença de todos:

"Quero agradecer a todos por estarem aqui. A nossa coordenadora de projetos, Cláudia Borges, agradecer ao apoio da imprensa de Chapada, em nome da Katiana do Alô Chapada. Agradecer a todas as nossas associadas da BPW e todas as mulheres lideranças presentes"

Em seguida a Primeira Dama de Chapada dos Guimarães, Hélia Mello tomou a palavra, também em agradecimento:

"Gostaria de parabenizar a presença de todas essas mulheres. É um marco para nossa sociedade chapadense. Como primeira dama, procuro participar e apoiar a secretaria de assistência social, incentivando principalmente as mulheres carentes a participar do empreendedorismo. A prefeitura, com apoio do governo do estado ja vem desenvolvendo cursos, este ano pretendemos expandir projetos pelo Desenvolve MT. Também estamos sempre apoiando o comércio local de mulheres, fazendo de tudo para que a passagem na MT-251 seja resolvida pois influencia diretamente os comerciantes da cidade. E se empenhar para que o comércio de Chapada se mantenha vivo", explicou a primeira dama.

A presidente da BPW de Cuiabá foi a próxima a fazer sua fala, Rubia Ranzini explicou que a BPW Cuiabá tem 23 anos e completa 24 em 2025, foi fundada pela jornalista Sueli Batista e até hoje funciona impulsionando mulheres, principalmente em vulnerabilidade social:
" Nós estamos sempde trabalhando em projetos para mulheres e meninas em vulnerabilidade. Como por exemplo o projeto anual
Doando vidas em parceria com emocentro, que além da doação de sangue, incentiva a doação de órgãos e leite materno. Projetos como Trabalho igual salário igual; Reformando e transformando e muitos outros. Sempre contando com o Voluntariado, um dos nossos grandes parceiros é o Banco Sicredi, que hoje mesmo em Cuiabá está realizando um de nossos eventos", explicou a presidente.
Sicredi

Claudia Magnânimo, presidente da BPW Várzea Grande, já está no time há 6 anos, já esteve em diversos cargos até chegar a presidência:
"Trabalhamos fortemente com ação social. Reslizamos ida às escolas para orientar e falar sobre tipos de assédio, fazemos trabalhos com barras de acces que auxiliam como forma de terapia e diversos outros trabalhos que visam melhorar a vida das mulheres e meninas em vulnerabilidade social", relatou Claudia.

Jurema Lara reitera que em Chapada dos Guimarães é muito importante a presença da BPW, pois a maioria do comércio local são mulheres, por isso a BPW mantém suas atividades a todo vapor:

"Nós percebemos que muitas meninas aaui em Chapada tem abandonado as escolas. Entao um dos projetos que iremos realizar é o de Mulheres aprendizes, onde pretendemos colocar escolas dentro das empresas, e auxilixar na formacao tecnica e financeira dessas mulheres"
Em seguida, a Mirian Lesão Dumont contou um pouco da obra social Seara de Luz que conta com apoio da BPW para funcionar, no bairro da liberdade em Cuiabá, que vive em situação de vulnerabilidade:

"A seara de luz começa há muito tempo com a fundadora Elione. Ela começou pelo básico orientando as mulheres, com a própria higiene, trazendo o recolhimento de lixo periódico ao local. E hoje temos uma creche para apoiar as mães. Realizamos projetos como o Xita fuxicos e a Escola Salão mãos de luz que forma tantas empreendedoras. Esses projetos não servem apenas para melhorar a vida financeira, são sobre a valorização do ser humano, e nós dependemos do Voluntariado por isso eventos como esses são tão importantes para dar luz ao que estamos realizando e chamar novos apoiadores!", relatou Mirian.

Katia Arruda, do Movimento mulher Potência conta um pouco de como nasceu seu projeto, após receber uma demissão:
O Movimento Mulher Potência nasceu de uma dor. Após diversos problemas pessoais resolvi me reerguer e estudei para ser palestrante. O primeiro evento marcado para março de 2020 foi cancelado devido a Pandemia, mas eu não desisti. E hoje vivemos esse movimento que causa tanta identificação entre nós mulheres e conta com um evento que já vai para a nona edição, além do Clube de mulheres potência, onde eu ajudo mulheres não só a crescer no empreendedorismo, mas na vida", comemorou Katia contando sua história de superação.

Mariza Bazo, Presidente da Associação Comercial de Cuiabá esteve presente quando a BPW Cuiabá surgiu, e ainda antes no surgimento do primeiro jornal online de Cuiabá o
"Jornal Rosa Choque" em 1997, causando espanto na comunidade da época, pela Internet e por serem mulheres, canal onde começaram pelo site e jornal impresso a convidar as mulheres a chegar nas reuniões.

Hoje após anos a frebte da BPW,eu faço parte do conselho da mulher empresaria na instituição Associação Comercial Empresarial de Cuiabá que existe há mais de 100 anos, onde nascem e nasceram diversas instituições, com inúmeras contribuições sociais.
Hoje sigo lutando pela mulher no empreendedorismo, dando foco também à saúde da mulher, porque não dá pra separar a mulher da empresária, e precisamos estar bem de corpo e mente", finalizou Mariza.

Siga a página da BPW Chapada dos Guimarães e fique atenta aos eventos e encontros @bpwchapadadosguimaraes

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia