Sábado, 07 de Setembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 07 de Setembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Segunda-feira, 22 de Julho de 2024, 12:01 - A | A

Segunda-feira, 22 de Julho de 2024, 12h:01 - A | A

CONFIRA E PARTICIPE

Mini Mostra de Cinema do Festival de Inverno segue até a quinta-feira (25) em Chapada

Todas as exibições são gratuitas

KATIANA PEREIRA
Da Redação

Chapada dos Guimarães recebe, entre os dias 22 e 25 de julho, a Mini Mostra de Cinema “Reconstruindo a Vida”, que faz parte da programação cultural do 37º Festival de Inverno de Chapada. Além dos shows, o Festival de Inverno apresenta uma seleção de filmes de diversos gêneros e temas, celebrando a produção cinematográfica do Mato Grosso.

A exibição dos filmes iniciou na segunda-feira (22), às 18h, na Bambuzeria, localizada na Rua dos Abacates, Nº 825 , no bairro São Sebastião. A entrada é gratuita. 

A mini mostra inicia com o longa Beatriz Vira Folhas, em que Grande parte das cenas do filme foi gravada durante 10 dias na bucólica cidade de Chapada dos Guimarães. Os processos de pré-produção, produção e pós-produção, montagem e finalização serão realizados num período de oito meses. O longa-metragem é uma realização da Molêra Filmes e da Cafeína Conteúdos e envolve 200 empregos diretos e indiretos.

A produtora executiva do longa-metragem, Bárbara Varela, à época, contou que a escolha de gravar boa parte das cenas na Chapada se deve ao fato de que a história da menina Beatriz conta a mudança da capital para uma pequena cidade do interior, “por isso era necessário gravar numa cidadezinha, um cenário que encontramos em Chapada dos Guimarães”, disse.

Algumas cenas foram gravadas na praça e em imóveis públicos, como a Câmara Municipal. A fachada da escola foi montada ao lado da Igreja Nossa Senhora de Sant’Ana. As gravações em Chapada dos Guimarães atraíram muitos moradores, que também atuaram como figurantes.

A Mini Mostra de Cinema “Reconstruindo a Vida” é idealizada pelo cineasta Luiz Borges, morador de Chapada dos Guimarães, que selecionou longas e curtas metragem do cinema matogrossense realizados recentemente e exibidos no 21º Festival de Cinema de Cuiabá sob a temática definida pela curadoria Reconstruindo Vidas.

É uma oportunidade para apreciar o talento e a criatividade dos cineastas mato-grossenses, além de refletir sobre temas importantes e emocionantes.

Confira a programação completa da Mini Mostra de Cinema Reconstruindo a Vida:

Dia 22/07/2024 (Segunda-Feira)
18h - 18h30: COMO LEVAR MEU AVÔ PARA O CÉU
Gênero: Ficção
Ano: 2021
Duração: 19 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Em uma pequena cidade do interior de Mato Grosso, Juliana e seu avô, que está muito doente, enfrentam o início da pandemia de Covid-19. O avô prepara a neta para sua ausência, pedindo-lhe para encontrar um saci que o transforme em estrela ou passarinho para que ele possa chegar ao céu.
Elenco: Giovana Campo, Edilene Rodriguez, Amauri Tangará, entre outros.
Ficha Técnica: Texto de Wanderson Lara, direção de Thairo Meneghetti e Wanderson Lara, direção de arte por Edilene Rodriguez e Kiko Sontak, entre outros.

19h30 - 21h: BEATRIZ VIRA FOLHAS
Gênero: Ficção
Ano: 2023
Duração: 87 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Beatriz, uma menina de 10 anos, enfrenta a mudança de cidade e de escola no meio do ano letivo. Ela descobre nos livros um universo mágico e luta para conquistar o direito de viver suas histórias apesar da resistência da bibliotecária severa.
Elenco: Ana Barbara Barreto Dalcin, Brisa Soto, Ligia Prieto, entre outros.
Ficha Técnica: Direção e roteiro de Samantha Cor Dobella, produção executiva de Bárbara Varela, entre outros.

 

Dia 23/07/2024 (Terça-Feira)

18h - 18h30: LICOR DE PEQUI
Gênero: Ficção
Ano: 2025
Duração: 15 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Três gerações de mulheres compartilham suas memórias e experiências no Centro Histórico de Cuiabá. Uma senhora guarda a memória do lugar, uma jovem poeta busca inspiração e uma menina descobre as palavras enquanto solta pipas.
Elenco: Vera Capilé, Romeu Benedicto, Juliana Capilé, entre outros.
Ficha Técnica: Direção e roteiro de Marithê Azevedo, produção executiva de Vitória Fonseca, entre outros. 

divulgação

chumbo filme

 

19h - 20h30: CHUMBO
Gênero: Documentário
Ano: 2022
Duração: 70 minutos
Classificação: 10 anos
Sinopse: Por quase 20 anos, os moradores da comunidade quilombola do Chumbo foram explorados por uma usina de álcool, vivendo em condições análogas à escravidão. O documentário retrata essa realidade invisível do trabalho escravo contemporâneo.
Elenco: Severina da Silva, Maria da Conceição de Campos Silva, Jucineia Francisca da Silva, entre outros. 
Ficha Técnica: Direção, roteiro e produção executiva de Severino Neto, direção de fotografia por Marcos Maia, entre outros.

Dia 24/07/2024 (Quarta-Feira)

18h - 18h30: FRATERNAL
Gênero: Ficção
Ano: 2020
Duração: 18 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Durante a pandemia, mãe e filho compartilham mais tempo juntos, mas nem tudo é o que parece. O filme aborda perdas e o processo de luto.
Elenco: Vera Capilé, Romeu Benedicto, Juliana Capilé, entre outros.
Ficha Técnica: Direção e roteiro de Tulio Paniago, produção executiva de Leonardo Sant’ana, entre outros.

19h30 - 20h30: A INDÔMITA REVOLTA DOS MORANGOS ASSASSINOS
Gênero: Animação
Ano: 2023
Duração: 60 minutos
Classificação: 16 anos
Sinopse: Animação experimental onde morangos sob efeito de agrotóxico lideram uma revolução para exterminar a humanidade.
Elenco: Emília Top’Tiro, Olavo Fernandes, Diego Cavalcante, entre outros.
Ficha Técnica: Roteiro e direção de Emília Top’Tiro e Olavo Fernandes, direção de fotografia e produção executiva de Olavo Fernandes, entre outros.

Dia 25/07/2024 (Quinta-Feira)

18h - 18h30: WANÃRIDOBE
Gênero: Documentário
Ano: 2016
Duração: 10 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Wanãridobe é uma dança tradicional dos Xavante, celebrando a reintegração de jovens à comunidade após um período de reclusão.
Ficha Técnica: Roteiro e edição pela Assembleia Xavante-Warã, direção de Caimi Waiassé e Jorge Protodi, entre outros.

19h30 - 20h40: O PARADISO DE ANIBAL
Gênero: Documentário
Ano: 2023
Duração: 20 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Aníbal Alencastro relembra suas histórias como projecionista de cinema em Mato Grosso nas décadas de 50 e 60, visitando antigos cinemas de rua em Cuiabá.
Ficha Técnica: Pesquisa, produção executiva e direção de Diego Baraldi, direção de fotografia por Moacir Francisco de Sant’Ana Barros, entre outros.

 

 

 

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia