As atividades no Posto de Saúde da Família (PSF) da comunidade João Carro, em Chapada dos Guimarães, foram suspensas a partir desta sexta-feira (25), após o prédio ser severamente atingido pelas chuvas que caíram na região. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a água invadindo o interior da unidade, que ficou alagada por completo. A interdição ocorre após cobranças públicas feitas por vereadores do município e a constatação de riscos à saúde de pacientes e profissionais.
Além das goteiras e infiltrações generalizadas, o PSF de João Carro apresenta outras irregularidades estruturais, como salas com mofo, mobiliário deteriorado e condições impróprias para atendimento médico. A vereadora Cida Lessa já havia denunciado a situação, em suas redes:
"Presenciamos a chuva no PSF de João Carro, além dos alagamentos, as salas estão insalubres, com mofo, está impossível funcionar desta forma. Então sugiro que seja interditado, se não houver início da reforma até a data prevista", solicitou a vereadora, que também falou com os secretários responsáveis, que haviam repassado o prazo de até quarta-feira (23), desta semana
Diante da gravidade da situação, na quinta-feira (24), o vereador Professor Paulinho, que é morador da comunidade, entregou pessoalmente ao secretário municipal de Saúde, Soares, um requerimento solicitando a interdição do prédio e a locação imediata de um espaço alternativo. .
Já o vereador Carlinhos da Distribuidora divulgou um vídeo nas redes sociais denunciando a situação de calamidade no local. “Estamos diante de um cenário extremamente perigoso, à beira de uma tragédia que pode atingir tanto os trabalhadores quanto a população”, declarou. O parlamentar cobrou providências e relembrou que o problema já havia sido pauta de sessões da Câmara Municipal, sem que medidas efetivas fossem tomadas. “É inadmissível essa completa falta de respeito com a população chapadadense”, escreveu na legenda da publicação, onde aparece a água escorrendo pelas salas de atendimento, comprometendo a higienização e a segurança sanitária do espaço. Veja:
Em resposta, o secretário confirmou que o processo para aluguel de um novo imóvel já está em andamento. Segundo ele, a medida permitirá a continuidade dos atendimentos enquanto a unidade original passa por reforma. “Nosso objetivo é garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e um ambiente seguro e digno para a população”, afirmou.
Como solução emergencial, os atendimentos da unidade serão realizados, provisoriamente, na escola da comunidade, às segundas e terças-feiras. Ainda não há prazo definido para o início das obras nem para a reabertura da unidade.
Comunicado da Prefeitura:
ATENÇÃO MORADORES:
* A partir de amanhã (25/04), o posto estará interditado
* Segunda e terça: atendimentos na Escola Municipal Professor Jacondino Bezerra
* Quarta-feira: novo endereço será divulgado e início da reforma
A situação do PSF de João Carro mostra não apenas a precariedade da estrutura, mas também o impacto direto na falta de manutenção de serviços básicos de saúde. Parlamentares já cogitam acionar o Ministério da Saúde e debatem, inclusive, a possibilidade de reconhecimento de estado de calamidade pública diante do risco iminente de colapso nos serviços da atenção básica na zona rural do município.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real