O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (MDB), encomendou do escultor Frede Fogaça um busto, feito em cobre, do Bispo Wunibaldo Talleur. A escultura foi fixada na praça central de Chapada, que tem o nome do bispo como uma homenagem pelos relevantes serviços prestados a toda a comunidade.
O historiador Francisco das Chagas Rocha, especialista na história de Chapada dos Guimarães, relata que Wunibaldo Talleur nasceu em Hildesheim, Alemanha, em 19 de outubro de 1900. Em 29 de março de 1923, recebeu o hábito franciscano, fazendo sua profissão solene em 21 de janeiro de 1927. Foi ordenado sacerdote em 24 de abril de 1927.
Em maio de 1939, foi enviado para o Mato Grosso. Em 13 de julho de 1940, o Papa Pio XII criou a Prelazia de Chapada dos Guimarães, confiando-a aos cuidados dos frades franciscanos. Em 26 de outubro de 1941, o Frei Wunibaldo Talleur tomou posse como administrador da Igreja Prelatícia de Sant’Ana da Chapada, cargo que exerceu até 1947.
Em 1948, foi nomeado bispo, tornando-se o primeiro bispo-prelado da Prelazia de Chapada dos Guimarães. Permaneceu no cargo até 1961, quando a sede da prelazia foi transferida para Rondonópolis. Sua principal preocupação foi organizar o apostolado nas cidades e nos grandes núcleos populacionais de sua diocese. Em 1970, por motivos de saúde, renunciou ao cargo e retornou ao mosteiro de Fulda, na Alemanha, onde permaneceu até sua morte, em 21 de março de 1975.
"À Dom Wunibaldo Talleur, insigne benfeitor e pai dos pobres, o povo chapadense presta sua imorredoura gratidão", diz trecho da placa fixada no busto.
Leia mais:Reinauguração da praça de Chapada dos Guimarães é neste sábado (16)
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real