Sexta-feira, 08 de Novembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sexta-feira, 08 de Novembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Fechou na Neblina Quarta-feira, 06 de Novembro de 2024, 08:30 - A | A

Quarta-feira, 06 de Novembro de 2024, 08h:30 - A | A

VOLTOU ATRÁS

Abilio cita interferência externa na eleição da Mesa e indica Paula Calil para presidência da Câmara

O prefeito eleito diz que recebeu informações de bastidores de que vereadores ligados a esses grupos estão tentando dificultar o seu trabalho em 2025

Do Leia Agora

O prefeito eleito Abilio Brunini (PL) mudou de ideia e indicou a vereadora Paula Calil (PL) para a presidência da Câmara de Cuiabá. O liberal havia garantido que não iria interferir no pleito interno, mas resolveu tomar partido após receber informações de que um grupo de lideranças ligados ao deputado estadual Eduardo Botelho (União), ao ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD) e ao Partido dos Trabalhadores (PT) estaria se articulando para garantir o comando da Casa de Leis no primeiro biênio da próxima legislatura.

Segundo o próximo gestor da Capital, a ideia deste grupo seria assumir a Mesa Diretora para dificultar os dois primeiros anos de sua gestão.

Ele afirma que Botelho e Fávaro estaria, cooptando os vereadores Jefferson Siqueira (PSD), Marcos Brito Júnior (PV), Marcrean Santos (MDB) e Adevair Cabral (Solidariedade) com o objetivo de que eles formem uma chapa para disputar a Mesa.

Diante disso, Abilio já mexe os pauzinhos para garantir que Paula Calil, irmã do deputado estadual Faissal Calil (Cidadania), seja a presidente.

“Ouvimos aí do Jefferson junto com uma liderança ligada ao PT, ao Fávaro, ao Botelho. A gente está sabendo que uma turma do Botelho, uma turma do Fávaro, está ligada ao Jefferson, Marcos Brito, Marcrean, Adevair Cabral e outros vereadores estão se movimentando e tem uma interferência externa. Antes eu ficava tranquilo aqui com a Câmara do jeito que está, mas hoje com essa interferência externa para o Poder Legislativo tentar colocar alguém na presidência que vai tentar me atrapalhar na gestão, ou pelo menos me dar dois anos de mandato no início bem dificultosos, me acendeu um alerta”, disse Abilio nesta terça-feira (5).

Ninguém comanda sozinho

Abilio acredita que, o fato de Paula Calil ser novata no Legislativo não faz dela uma pessoa desqualificada para ocupar a presidência da Casa de Leis. De acordo com ele, mesmo que a liberal não tenha experiência política, ela terá ao seu lado pessoas técnicas para lhe ajudar.

“A Câmara tem servidores muito qualificados, uma equipe muito técnica, que sempre deixa o funcionamento adequado da Câmara e os demais vereadores também vão estar ajudando. Ninguém governa sozinho, ninguém vai administrar a Câmara sozinho. A minha sugestão é da Paula. Temos também uma sugestão de uma possibilidade de uma chapa da Câmara composta com todas as mulheres”, frisou o prefeito eleito.

A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara acontece no dia 1º de janeiro de 2025, porém, os 27 vereadores eleitos já estão se movimentando para construir as chapas que irão compor a Mesa.

As vereadoras Maysa Leão (Repulicanos) e Michelly Alencar (União) já confirmaram que desejam disputa a presidência. Os vereadores Marcrean Santos, Cezinha Nascimento (União), Rafael Ranalli (PL) e Chico 2000 (PL) também colocaram o nome à disposição.

Enquanto isso, o PSB que terá uma das maiores bancadas da Câmara a partir de 2025, já sinalizou que deseja ter alguém do partido comando a Casa de Leis e o nome à disposição é do novato Ilde Taques (PSB).

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia