Quinta-feira, 31 de Outubro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quinta-feira, 31 de Outubro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Fechou na Neblina Terça-feira, 29 de Outubro de 2024, 09:54 - A | A

Terça-feira, 29 de Outubro de 2024, 09h:54 - A | A

RECONHECIMENTO

Bombeiros militares são essenciais para a proteção de vidas, patrimônios e meio ambiente

Da assessoria
Da Redação

Com um efetivo de 1.457 bombeiros militares, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) celebra o Dia do Servidor Público, nesta segunda-feira (28), reconhecendo a importância da atuação de cada um dos militares que compõem a corporação no cumprimento do lema “Vidas Alheias, Riquezas a Salvar”.

Os bombeiros militares desempenham um papel abrangente e essencial, sendo responsáveis pelo atendimento a diversas ocorrências nas áreas de combate a incêndios urbanos e florestais, atendimento pré-hospitalar, operações subaquáticas, manuseio de produtos perigosos, salvamento aquático, terrestre e em altura, além de busca, resgate e salvamento com cães, por exemplo.

Em reconhecimento aos bombeiros militares, o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, destaca o comprometimento e a dedicação de cada membro da corporação, ressaltando que a atuação desses profissionais vai além da mera prestação de serviços. Trata-se de uma verdadeira vocação, marcada pelo altruísmo e pelo desejo de servir à comunidade.

“Neste Dia do Servidor Público, quero expressar meu sincero agradecimento a cada um dos nossos valorosos bombeiros militares, do soldado mais moderno ao oficial mais antigo. O trabalho que os bombeiros realizam vai muito além da prestação de um serviço público. Ser bombeiro militar é abraçar uma nobre missão de coragem e comprometimento com a comunidade”, disse.

Ainda segundo o comandante, a atuação dos militares é fundamental para a garantia da segurança pública, um direito constitucional de todos os cidadãos. A cada chamado recebido pelo número 193, os bombeiros militares se dedicam ao máximo para oferecer um atendimento ágil e eficiente, prontos para socorrer quem necessitar.

Somente nos primeiros oito meses deste ano, os bombeiros militares foram acionados para 27.776 ocorrências de atendimento pré-hospitalar, 706 ocorrências de combate a incêndios urbanos, 2.749 resgates de animais e 85 afogamentos, entre outros atendimentos, evidenciando a variedade e a intensidade das situações enfrentadas pela corporação.

“Através de suas ações diárias, os bombeiros militares fazem a diferença na vida das pessoas. A cada emergência atendida, a cada socorro prestado, a cada vida salva e bens protegidos, os bombeiros reafirmam o verdadeiro significado de servir ao próximo”, destacou o coronel Glêdson.

Esse grande volume de ocorrências atendidas, ainda segundo o comandante-geral, reflete não somente a demanda significativa por serviços de emergência, mas também a confiança da população no trabalho dos bombeiros militares em todo o Estado.

Atualmente, os bombeiros militares estão distribuídos em sete Comandos Regionais, cinco Batalhões, 14 Companhias Independentes, dois Pelotões Independentes e quatro Núcleos Bombeiro Militar. Cada uma dessas unidades operacionais é responsável por atender uma área composta pelos municípios circunvizinhos à base, seja em perímetros urbanos ou rurais. Desse modo, a população pode contar com a pronta resposta dos bombeiros militares.

“Neste dia, mais do que apenas comemorar o Dia do Servidor Público, é essencial celebrar o espírito de corpo que nos une e nos fortalece. Agradeço a todos os bombeiros militares pelo empenho e por serem exemplos de dedicação. Juntos, seguiremos firmes, prontos para servir e continuaremos a transformar nosso serviço em uma fonte de orgulho para a sociedade”, encerrou o comandante-geral.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia