O presidente Lula (PT) planeja um evento simbólico em memória aos dois anos dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A informação foi divulgada pela CNN.
Segundo o jornal, durante a última reunião ministerial do ano, o presidente solicitou a presença de todos os ministros na cerimônia.
Procurada pelo Correio, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República não negou o planejamento do ato.
Lula realizou uma sessão solene em janeiro de 2024, quando a invasão às sedes dos Três Poderes completou um ano. Nomeado "Democracia Inabalada", o evento reuniu os chefes dos Três Poderes, ministros, governadores e convidados no Salão Negro do Congresso Nacional.
Fatos ocorridos em 2024 trouxeram à tona novamente os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, entre eles a finalização do inquérito da Polícia Federal (PF) que apurou uma tentativa de golpe de Estado em 2022. Foi indiciado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), além de ex-ministros de seu governo.
Um atentado ocorrido em 13 de novembro, em que um homem atirou fogos de artifícios contra o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), também contribuiu para as discussões.
O ato planejado por Lula deve ocorrer em meio à espera pela análise do PL da Anistia do 8 de janeiro no Congresso. O projeto de lei busca perdoar os investigados e condenados pelos ataques antidemocráticos.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real