O ex-prefeito de Cuiabá e apresentador de TV Roberto França tem usado seu programa Resumo do Dia para fazer ataques ao resultado das eleições para presidência da República. Diuturnamente França reserva espaço no programa para lançar dúvidas sobre a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Vídeos e textos de grupos de WhatsApp e Telegram, com conteúdos pouco confiáveis e fontes que não confirmam a veracidade dos fatos narrados, são apresentados à população como verdadeiras, o que mostra o pouco ou nenhum compormisso com o ofício do Jornalismo, que preza pela comunicação de conteúdo informativo verossímil e de interesse coletivo.
Ao reproduzir estas informações, mostra ter colocado o seu interesse acima do que é esperado de um dos apresentadores mais queridos de Cuiabá.
Pouco antes da posse de Lula, França veiculou uma informação, que segundo ele foi apurada junta a uma fonte em Brasília, de que Lula não subiria a rampa do Palácio do Planalto, e não seria o presidente do Brasil. "Tenho informações fidedignas e posso garantir a vocês que Lula não subirá a rampa, existem provas concretas de que a eleição foi fraudada, sabemos que Bolsonaro recebeu 65 milhões de votos".
Como sabemos, nada disso se confirmou. Lula é o novo presidente do Brasil, nosso sistema eleitoral é um dos mais seguros do mundo e a teoria golpista de que a eleição foi fraudada nunca encontrou reflexo em nenhuma instituição séria de nenhum lugar do mundo, a não ser em 'grupos de whats do tiozaum do zap', como é comumente identifica, de forma jocosa, grupos onde bolsonaristas divulgam teorias sem fundamento.
Não contente com a diplomação de Lula, ocorrida no dia 1º de janeiro de 2023, França e sua equipe continuam os ataques ao presidente, reproduzindo vídeos e textos apócrifos, vistos apenas em programas que há muito já perderam sua credibilidade. Basta saber a quem interessa a divulgaçaõ deste tipo de conteúdo.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real