A escritora Luciene Carvalho será empossada como presidente da Academia Mato-Grossense de Letras (AML-MT), no próximo dia 30, em Cuiabá. A poetisa é a primeira mulher negra a assumir a presidência de uma academia de letras no Brasil. A eleição ocorreu no sábado (16), na Academia.
“Ter sido eleita presidente é uma das maiores honrarias que eu vivi na minha vida. Honraria feita de compromisso, de trabalho, de encantamento por esta instituição nobre, centenária, que guarda o conhecimento e, também, significa fomento a escrita, a literatura, a memória, ao saber”, disse.
Luciene contou que, quando convidada a assumir o desafio, foi resistente, mas logo viu uma grande possibilidade, pois não se tratava de uma escolha individual, mas sim de uma posição que representava a coletividade.
A mestra ocupa a cadeira nº 31 da Academia Mato-grossense de Letras, é escritora de obras premiadas, como Conta-gotas, Sumo da lascívia, Aquelarre ou o livro de Madalena, Porto, Cururu e Siriri do Rio Abaixo.
Luciene também é formada em direção de teatro pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UFMT) e recebeu estatura de mestra da cultura pela Secretaria Estadual de Cultura Esporte e Lazer de Mato Grosso.
* Com assessoria
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real