Os ocupantes de um garimpo de extração ilegal de ouro foram retirados de uma área rural em Pontes e Lacerda, na última semana durante uma operação da Polícia Federal, contra o atuação de mineração irregular, em Mato Grosso. De acordo com a corporação, a ação foi deflagrada nos dias 6 e 7 de setembro.
No local, foram cumpridos três mandados de busca e a apreensão de cinco gramas de ouro, além de um veículo, dois frascos de mercúrio, uma carabina de pressão e um carretel de explosivo.
Conforme informações do boletim de ocorrência, o objetivo principal da operação foi combater a extração ilegal de ouro e realizar a desocupação da área atingida por garimpeiros nas proximidades da Reserva do Bananal, a cerca de 1.152 km de Cuiabá.
A Polícia informou que, após a conclusão das operações em campo, as investigações devem continuar a fim de identificar os financiadores do garimpo ilegal e possíveis conexões com proprietários rurais da região.
Em um comunicado, a PF ainda relatou que as ações, que se juntam a uma série de operações realizadas pelos órgãos de segurança pública e fiscalização ambiental, têm como meta enfraquecer as organizações criminosas envolvidas na exploração mineral ilegal, já que a atividade ilícita causa danos ambientais significativos e também gera graves consequências sociais e desequilibra o mercado financeiro.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real