Kassya Telles é Guia de Turismo credenciada pelo Ministério do Turismo e Turismóloga, iniciou sua carreira trabalhando para agências e operadoras de turismo, em viagens nacionais e pela América do Sul e faz isso há 10 anos.
Como guia de turismo, tem testemunhado o impacto devastador das queimadas na Chapada dos Guimarães, tanto na fauna e flora locais quanto na qualidade das paisagens, que são grandes atrativos para os turistas:
"A degradação ambiental afeta diretamente a experiência dos visitantes, além de representar uma ameaça à biodiversidade e ao ecossistema da região. As queimadas podem prejudicar a visibilidade, a qualidade do ar e o acesso a certos pontos turísticos. O impacto na fauna local, que muitas vezes é um dos destaques em passeios, também é uma grande perda. Como guia, é preciso adapatar seus roteiros ou até mesmo informar os turistas sobre as restrições e riscos relacionados às queimadas. Isso pode ser desafiador, especialmente em uma região conhecida por suas belezas naturais.", conta Kassya Telles em entrevista ao Alô.
Ela explica que mesmo em meio às dificuldades trazidas pelas queimadas, a profissão de guia de turismo proporciona oportunidades únicas de vivenciar histórias incríveis e aprendizado diante da natureza:
"Cada grupo de turistas traz suas próprias experiências, e cada visita à Chapada oferece algo novo. Há momentos de conexão com a natureza, encontros inesperados com a fauna local, e até mesmo superações diante dos desafios do ambiente. Essas histórias de resiliência e beleza em meio às adversidades são certamente parte do que torna seu trabalho tão significativo, mesmo em tempos difíceis.", finaliza a guia.
Kassya cita os pontos turísticos mais procurados pelos turistas e que ela considera, com seus anos de experiência como guia, os mais interessantes de serem visitados:
1. Cachoeira Véu de Noiva – Um dos cartões-postais da Chapada, com uma queda d'água de 86 metros de altura, cercada por uma paisagem exuberante.
2. Parque Nacional da Chapada dos Guimarães – Abriga diversas trilhas, cachoeiras e formações rochosas impressionantes, como a Cidade de Pedra, com penhascos e mirantes incríveis.
3. Caverna Aroe Jari e Gruta da Lagoa Azul – A caverna de arenito é a maior do Brasil e possui formações rochosas fascinantes. A Gruta da Lagoa Azul é conhecida pelas águas cristalinas e um ambiente mágico.
4. Mirante do Centro Geodésico – Um ponto elevado de onde se pode observar uma paisagem vasta, sendo considerado o ponto central entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
5. Circuito das Cachoeiras – Inclui várias quedas d'água em uma trilha, como a Cachoeira do Pulo, da Andorinha, e a Prainha, permitindo aos visitantes refrescarem-se em piscinas naturais.
6. Vale do Rio Claro – Oferece atividades como flutuação e trilhas em meio à natureza preservada, com paisagens que misturam cerrado, rios e formações rochosas.
7. Cânion do Jamacá - Um dos lugares mais preservados trilha incrível
8. Morro de São Jerônimo – Um dos picos mais altos da Chapada, perfeito para quem busca uma caminhada desafiadora com uma vista recompensadora ao final.
9. Cidade de Pedra - Um dos atrativos mais impressionantes da Chapada, oferece uma vista incrível dos paredões.
Serviço
Para saber mais e conhecer o trabalho da guia:
Kassya Telles: 65 999949594
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real