Um novo portal online, que reúne todos os bens culturais registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), está disponível para consulta na internet. Alguns exemplos de bens culturais imateriais mato-grossenses que podem ser reconhecidos pelo internauta são a viola de choco, o cururu, o siriri, festa de São Benedito, rasqueado, dança de São Gonçalo, Chorado, Cavalhada e Congada.
O site dá acesso a informações sobre cada um dos bens imateriais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil, seja explorando os bens pelos livros de registro, navegando por um mapa interativo e, se preferir, conhecendo os patrimônios imateriais do Brasil por unidades federativas.
A iniciativa vai ao encontro das diretrizes do Decreto nº 3.551, de 4 de agosto de 2000, que institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem Patrimônio Cultural brasileiro. Segundo a normativa, cabe ao Ministério da Cultura assegurar a documentação sobre os bens culturais registrados, por todos os meios técnicos admitidos, cabendo ao Iphan manter um banco de dados com o material produzido durante a instrução dos processos, além de dar ampla divulgação e promoção a esses documentos.
Bens Culturais Registrados
Os patrimônios registrados são os bens culturais imateriais reconhecidos formalmente como Patrimônio Cultural do Brasil. Esses bens caracterizam-se pelas práticas e domínios da vida social apropriados por indivíduos e grupos sociais como importantes elementos de sua identidade.
São transmitidos de geração a geração e constantemente recriados pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, sua interação com a natureza e sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade. Contribuem, dessa forma, para promoção do respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.
*Com informações EBC
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real