Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Variedades Quarta-feira, 31 de Julho de 2024, 14:16 - A | A

Quarta-feira, 31 de Julho de 2024, 14h:16 - A | A

VIVER CULTURA

Exposição eterniza imagens de espetáculos encenados por artistas mato-grossenses

Viabilizada pelo edital Viver Cultura da Secel, “Fotocênicas”, do fotógrafo Fred Gustavos, fica em cartaz de 3 de agosto a 28 de setembro

Da Redação

A exposição “Fotocênicas”, do fotógrafo Fred Gustavos, será aberta no próximo sábado (03.08), no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc). Viabilizada com recursos do edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a mostra apresenta registros de mais de 380 espetáculos encenados por artistas mato-grossenses.

O fotógrafo recebe visitantes com chá com bolo às 16h, seguido pela Rota da Ancestralidade, uma ação integrada com o museu. Logo mais, às 18h, a performance “O que fica”, de Ismael Diniz e Luciano Paullo, marca o início das atividades oficiais da mostra, seguida pela cerimônia de abertura, às 19h.

A exposição reúne fotos de ensaios, divulgação e bastidores de espetáculos de dança, teatro, performance e contação de histórias, que foram acompanhados por Fred Gustavos. Realizada durante oito anos, a produção fotográfica resultou em mais de 40 mil imagens; destas, 250 integram a mostra.

“Foi uma árdua tarefa selecionar apenas 250 imagens, num universo de quase 40 mil fotos. Na mostra, estão representados mais de 60 artistas ou companhias, e contemplados 130 espetáculos”, explica o fotógrafo.

Na missão da curadoria, que durou três meses, Fred contou com o apoio do experiente repórter fotográfico, Emídio Luisi.

“Pude contar com a generosidade de uma grande referência na arte brasileira. O fotógrafo aceitou realizar essa imersão. Ele é uma referência na fotografia de teatro, mas sobretudo, um importante documentarista etnográfico”, conta Fred.

À equipe da exposição, somam ainda Angélica Almeida, na produção executiva, e os artistas Douglas Peron e Karola Nunes, que assinam a expografia e a trilha sonora, respectivamente.

“Fotocênicas” fica em cartaz até o dia 28 de setembro, com visitação gratuita.

Fred Gustavos

Pedro Duarte

 

Workshop gratuito

De sexta (02) a domingo (04), o fotógrafo Emídio Luisi, que estará em Cuiabá para participar da abertura da exposição, vai ministrar o “Workshop de Fotografia de Espetáculos”.

Na sexta (02), das 19h às 21h30, haverá aula aberta no Ateliê do Olhar, na Praça da Mandioca. No dia seguinte tem aula prática, das 13h às 16h, na Sala Anderson Flores, no Cine Teatro Cuiabá. Por fim, no domingo (4), das 9h às 12h30, tem aula aberta e leitura da produção prática, no auditório do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc).

As inscrições para a programação do Workshop são gratuitas e podem ser efetivadas via formulário online.

Serviço
Exposição Fotocênicas

Local: Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc)
Data: De 3 de agosto a 28 de setembro
Visitação gratuita, das 8h às 12h e 14h às 18h

Abertura da mostra

16h - Chá com Bolo e Roda da Ancestralidade
18h - Performance “O que fica”
19h - Cerimônia de abertura

Workshop de Fotografia com Emídio Luisi

De 2 a 4 de agosto
Inscrição e programação: AQUI

* Com assessoria

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia