A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizará uma audiência pública no dia 7 de fevereiro, às 18h, na Câmara Municipal de Sorriso, para discutir a instalação de um polo da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso).
A Assembleia também busca viabilizar a oferta de Cursos Técnicos, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) no município.
O evento foi articulado pelo deputado estadual Xuxu Dal Molin (União Brasil), por meio do requerimento nº 19/2025, aprovado por unanimidade em Plenário. A Audiência Pública contará com o apoio do presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Materazzi, e demais vereadores. A audiência visa debater a viabilidade e os impactos da chegada dessas instituições para a educação, inovação e desenvolvimento da agroindustrialização na região médio-norte do Estado.
Serão discutidos os cursos que poderão ser ofertados, bem como as oportunidades que a Unemat e cursos técnicos trarão para a capacitação profissional, geração de empregos e crescimento sustentável do município.
Xuxu Dal Molin defende que a presença dessas instituições garantirá ensino gratuito e de qualidade, formando mão de obra especializada e impulsionando o desenvolvimento econômico e social. "Audiências públicas são importantes pra gente ouvir a comunidade, os estudantes e também, os setores econômicos, pra pra ver qual que é a falta de mão de obra. Pra ver quais os cursos podem atender essas demandas", disse o deputado estadual, representante de Sorriso na Assembleia Legislativa.
A audiência contará com a participação do secretário chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, o secretário de Ciência e Tecnologia, Alan Kardec, o prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, representantes da Unemat, além dos vereadores da Câmara Municipal.
A população e lideranças locais são convidadas a participar e contribuir com o debate, fortalecendo o movimento para a implantação dessas instituições educacionais Sorriso.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real