Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024, 11:18 - A | A

Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024, 11h:18 - A | A

REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

Incêndios em Chapada dos Guimarães são destaque na TV Chinesa

Helena Werneck
Da Redação

Os incêndios em Chapada dos Guimarães foram destaque num jornal de notícias da China. A Televisão Central da China ou China Central Television, geralmente abreviada por CCTV, é a maior rede de televisão da República Popular da China, cuja sede fica em Pequim. Devido a estiagem severa, e os incêndios florestais intensivamente combatidos pela Defesa Civil de Chapada dos Guimarães e pelos brigadistas voluntários, a TV Chinesa veiculou para o mundo, o que tem acontecido no Cerrado e no Pantanal brasileiro. Assista aqui.

A emissora estatal da China, CCTV, destacou os incêndios que afetam nosso estado. A equipe acompanhou o encontro do G20 Agro, realizado no Malai Manso Resort, em Chapada dos Guimarães, e mostrou o drama vivido pela população mato-grossense. 

Robson Luiz, chefe da Defesa Civil de Chapada foi um dos contatados pela emissora contou como tem sido o combate: “Já são 17 dias neste combate, Chapada foi atenção no Brasil e no mundo, em todos canais de TV e rádio, ficou em foco. Foi no sábado, dia 14 de setembro, que a TV Chinesa me contatou, estávamos com a equipe em campo e fomos mostrar as atuações, defesa civil e brigada voluntária todos engajados numa situação só: apagar o fogo!”, contou o profissional. Robson disse ainda que  a equipe conseguiu que o fogo não avançasse, e consequentemente não assolasse as 150 famílias que ali residem. “Isso se reverteu de forma positiva para a agricultura familiar, para os moradores e pro planeta. O ar ficou bem mais respirável aqui em Chapada!”, respondeu o chefe da Defesa civil.

Em Chapada dos Guimarães, equipes combatem, com apoio de um avião, um incêndio na região do Mirante do Centro Geodésico da América do Sul, e dão apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no combate ao incêndio que atinge o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Participam das ações a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil Municipal de Chapada dos Guimarães e Força Aérea Brasileira, além de brigadistas do ICMBio, SOS Pantanal e Brigada do Jamacá.

reprodução

tv chinesa

 

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 888 focos de calor neste domingo, conforme última checagem às 17h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 479 se concentram na Amazônia, 362 no Cerrado e 47 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia