A jornalista Laura Lucena sempre teve um olhar curioso e apaixonado pelo mundo ao seu redor. Moradora de Chapada dos Guimarães desde 2011, encontrou um novo desafio que mudaria sua vida: tornar-se guia de turismo. Aos 65 anos, aposentada e com uma carreira consolidada no jornalismo, ela decidiu que ainda havia muito a explorar.
Tudo começou quando viu um anúncio sobre um curso gratuito de Guia Regional de Turismo oferecido pelo Instituto Católico de Ensino Tecnológico (ICET). "Amo me reinventar", conta Laura. Mas o receio bateu: "Um curso de guia de turismo? Será que eu aguentaria?" Mesmo com as dúvidas, resolveu arriscar. Inscreveu-se e foi aprovada!
A jornada não foi fácil. Morando na Aldeia Velha, enfrentava diariamente a caminhada até a Escola Rafael de Siqueira, onde aconteciam as aulas noturnas. O curso, que deveria durar um ano, acabou se estendendo por mais tempo. Entre altos e baixos, desafios físicos e emocionais, Laura chegou a pensar em desistir. "Tenho diabetes, artrose nos joelhos, nas mãos, tornozelos... O médico disse que não tenho nem cartilagem mais nos joelhos! Mas resolvi desafiar tudo isso e seguir em frente."
Seu esforço e dedicação não passaram despercebidos pelos colegas, que a elegeram como líder da turma. "Foi a melhor coisa que eu fiz. Conheci pessoas incríveis, fiz amigos, inspirei outros a não desistirem."
Com sua formação concluída, Laura se especializou nos atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, cavernas, cachoeiras e trilhas icônicas como o Vale do Chico. Mais do que um novo ofício, o turismo se tornou uma terapia. "Foi como fazer uma plástica, tendo a natureza como cirurgião plástico. Estou afastando a demência, o Alzheimer, a depressão, a velhice... E ainda vou ganhar dinheiro com isso!"
Com um entusiasmo contagiante, Laura reforça sua mensagem de inspiração: "A vida é muito curta para ser vivida dentro de casa, na frente de uma tela. Xô desânimo! Vem comigo, cola em mim e vamos viver experiências incríveis por aí."
Para ela, Chapada dos Guimarães é mais do que um lar: é uma paixão de longa data. "Conheci Chapada em 1977, quando estudei na Escola Evangélica do Buriti. Desde então, esse lugar me encanta e me renova."
Hoje, Laura é exemplo de que a idade não é limite para novas conquistas. Com coragem, resiliência e amor pela vida, ela mostra que sempre há tempo para recomeçar.
Contato para contratar: 98409-2731
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real