Sábado, 14 de Setembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 14 de Setembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Sexta-feira, 23 de Agosto de 2024, 17:26 - A | A

Sexta-feira, 23 de Agosto de 2024, 17h:26 - A | A

ABRAÇAÇO

Moradores abraçam Portão do Inferno em ato contra obras na MT-251 em MT

Segundo os moradores, as obras foram impostas na região e a população do município não teve oportunidade de opinar sobre como os impactos influenciariam no comércio e turismo da região.

Moradores de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, abraçaram o Portão do Inferno, nesta quinta-feira (22), em um ato simbólico contra as obras na MT-251, que irão retirar uma parte das rochas do paredão para evitar desmoronamento de rochas.

Segundo os moradores, as obras foram impostas na região e a população do município não teve oportunidade de opinar sobre como os impactos influenciariam no comércio e turismo da região, por ser um um morro antigo e importante para a história da cidade.

O abraço foi a forma que eles encontraram para demonstrar a "vontade de proteger o patrimônio histórico cultural".

"Um patrimônio paisagístico será destruído e o morro contempla todo paredão, que já é um cartão postal aqui de Chapada", contou a historiadora e guia de turismo, Tulasi Krishna.

As obras na região devem começar na próxima quarta-feira (28), segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). Durante os primeiros dias das atividades, o trânsito na MT-251 permanecerá livre, sem interdições.

As obras 

As obras realizadas são de retaludamento, técnica usada para evitar deslizamentos de terra e melhorar a segurança e a estabilidade do terreno, já que em dezembro de 2023 foram registrados duas quedas de rochas na região, em menos de 24 horas. Na época, o Governo de Mato Grosso decretou situação de emergência.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra), antes das obras começarem de forma efetiva, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estarão no local para prestar serviços de controle ambiental e limpeza do terreno, que incluem o resgate de espécies da flora local e a retirada de animais da área.

A secretaria informou que a remoção da vegetação será realizada de forma manual, sem o uso de maquinário pesado, a fim de minimizar os impactos ambientais. Essa prática visa preparar o terreno para a próxima fase das obras, que inclui a abertura de um caminho de acesso seguro e eficiente.

O projeto prevê ainda a remoção controlada do maciço rochoso e a construção de taludes. As medidas devem contribuir para a preservação da região.

Por motivos de segurança, a Sinfra solicita aos motoristas que reduzam a velocidade e sigam a sinalização durante a execução das obras de retaludamento na MT-251. Apesar de não haver interdição completa, a velocidade deverá ser reduzida e a sinalização temporária seguida a partir do início das obras. No entanto, caso interrupções ocorram no fluxo do trânsito, a secretaria deve informar à população com ao menos sete dias de antecedência.

A região do Portão do Inferno, na MT-251, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá registrou duas quedas de rochas no final de 2023. Na época, motoristas que passavam no local gravaram parte das rochas caídas na pista. À noite, outro vídeo mostra policiais atuando na liberação da via, bloqueada por outro deslizamento.

Os vídeos mostram os veículos transitando na estrada, que não possui nenhuma proteção.

Com isso, o governo publicou uma portaria que interdita o tráfego de veículos de carga na região. Segundo o documento, a decisão foi tomada após o aumento significativo no fluxo de veículos de carga nas rodovias estaduais, o que causa degradação precoce do pavimento e o estremecimento da rodovia gerando constantes deslizamentos no Portão do Inferno.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia

Rodrigo Reis 26/08/2024

Acredito que um viaduto resolveria isso rapidamente, o começo seria um pouco antes das proximidades do morro do portão do inferno e acabaria nas proximidades da casa do mel.

positivo
0
negativo
0

Nd 26/08/2024

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

positivo
0
negativo
0

Devair Valim de melo 23/08/2024

EU DESDE 17 DE DEZEMBRO 23 FUI E SOU CONTRA A CONTINUAÇÃO DETE CIRCO NO PORTÃO DO INFERNO. TODOS QUE OS ESTUDOS FALARAM DEPOIS DE 6 MESES EU FALEI NO DIA 17/23 ANTES DO FECHAMENTO E NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA NA AUDIÊNCIA DO WILSOM SANTOS . REPORTAGENS RESUMO DO DIA PODEQUEST DO LUIZAO ETCCC..

positivo
0
negativo
0

Jd 23/08/2024

Não é verdadeira essa versão. Na audiência que participei na Câmara dos vereadores promovido pela assembleia legislativa o estado tinha 3 opções para resolver o problema da mt 251 no portão do inferno,: Fa,er túnel, ponte suspensa e retirada de parte do morro. Penso que esse pessoal que está manifestando agora não corresponde o anseio da população chapadense. As obras são extremamente necessárias para sairmos do isolamento

positivo
12
negativo
3

Rosiana zozima santa rita 23/08/2024

Boa tarde Gente guando usamos Todos plural ,é Todas as pessoas este Documento assinado não foi por todos Moradores.Eu sempre vou A aceitar e concordar Resolver o Problema.E não Assinei e muitos moradores também Não. Deixa ficar como Museu Cartão Postal.sem trânsito passar pelo portão Perigo visivel ali começa as chuvas piora mas desmoronamento de cima abaixo asfalto ali todo trincado abaixo já tá afetado anos .Eu mesmo nem arisco e levar minha família carro moto pelo portão.A Vida das Pessoas Não tem Valor ?a minha tem A Natureza Cartão Postal é muito mas Valorizada que a Vida de um Ser Humano??????

positivo
1
negativo
0

Tetako osako 23/08/2024

Os Chapadense que estão fazendo isso é uns asno petista, antes tava quase mamando o governo pra resolver logo a questão do portão do inferno, agora que tá tudo pronto pra começar a obra esses burros fica querendo barrar, ainda tem gente que fica falando que vai ficar ilhado puta que me pariu esse pobres não sabe que tem a serra do são Vicente e a água fria como rota alternativa, agora que vcs tem esse tudo podre que não aguenta uma estrada de terra foda se vc seu merda ,enfim chapadense.....

positivo
0
negativo
3

6 comentários