Neste domingo (7), moradores de Chapada dos Guimarães foram pegos de surpresa com interdições de ruas durante a realização de uma corrida do Circuito das Estações. Sem aviso prévio e falta de sinalização adequada, os residentes se viram em meio ao caos do trânsito.
"O trânsito em Chapada está um caos! Tudo interditado, sem orientações, sem sinalização para os motoristas. É bom para Chapada receber eventos como esse, mas antes a engenharia de trânsito deve planejar, sinalizar e orientar corretamente para evitar transtornos como os que vivemos no último domingo", desabafou Ramon Davalos, morador indignado com a falta de planejamento da organização da corrida.
"Eu saí, eles estavam ali do lado da minha casa, eles trancaram a avenida que sobe é a avenida que desce do bairro, as duas, os dois acessos. Aí você não vai para um lado nem para o outro. As pessoas têm as pousadas e isso também atrapalha os hóspedes. O ponto de encontro é no centro, a população também, para se deslocar dos lados do bairro. Então, assim, uma coisa é bem sem noção. Eles acham que eles são donos da cidade? Que eles vêm aqui fazer uma corridinha de meia dúzia de gato pingado e acabam com o trânsito", disse a guia de Turismo Márcia Bortoluzzi.
"Essa semana eu vou atrás de denunciar isso. É muita palhaçada, toda vez a mesma coisa. Teve um domingo que eu tinha evento e demorei mais de 40 minutos pra chegar até o centro. Se eu soubesse que ia interditar, tinha me programado. Mas, eles nunca avisam!", disse outra moradora.
Os relatos dos moradores evidenciam a importância da comunicação eficiente por parte dos organizadores de eventos que impactam diretamente a rotina da comunidade local. A falta de aviso prévio e sinalização adequada gerou desconforto e indignação entre os residentes.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real
Itamar Camaragibe 09/07/2024
A população Chapadense já vem sendo desreipeitada há muito tempo com a interdição da estrada no portão do inferno, todos percebem que não há necessidade desse pare-siga, pois não muda em nada a estrutura do paredão a passagem normal de pequenos veículos. E agora querem remover uma montanha para construir uma estrada, é inconcebível que não se tenha uma solução mais racional para esse problema. A engenharia de estradas com certeza não foi consultada para tomarem essa decisão irracional. Aguardemos o transtorno no trânsito durante o festival de inverno e os prejuízos dos comerciantes que ninguém considera.
Kamilla Braz de Campos 08/07/2024
As reclamações não giram em torno do evento em si, os eventos são importantes, promovem a cidade, cultura, esporte, lazer. A questão é como isso é feito, sem planejamento, sem comunicação, isso sim é uma cidade atrasada, que não pensa no impacto que os eventos podem trazer. Os circuitos devem ser pensados para não atrapalhar os moradores ( eu moro num bairro com duas ruas de acesso para o centro, as duas estavam trancadas) e não é só uma horinha, as pessoas também trabalham aos domingos ( já que aqui é uma cidade turística) e independente disso querem ir e vir. Em outras cidades, na capital por exemplo, sempre fica uma semana antes faixas dizendo que a via será interditada no dia tal, na hora tal, assim quem passa por ali com frequência pode se organizar.
Rinaldo Antônio Nunes dos Anjos 08/07/2024
Olha isso é o progresso tem que acompanhar chapada não é mas aquela cidade de interior passado não ela deselvolveu esse povo que reclama ainda vive no passado
Leonardo Bruno Camacho 08/07/2024
Péssima organização! Povinho quer correr? Faz o evento em local que não atrase a vida de ninguém. Lixo de evento! Eu estava em Chapada desde sexta-feira 05/07 e não nenhum aviso sobre as interdição nem um pouco planejadas! Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via. § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados
MARCIO WILIAN FIDELIS DE SOUZA 07/07/2024
Absurdo! Hj fui sair de casa cedo e não tinha saída, sendo que a rua é de mão unica
Fabio 07/07/2024
Fora a falta de respeito dos fiscais que ficavam com megafones com sirenes altas tocando em nossas janelas...na rua da minha casa temos 2 bebês recém nascidos. ..fui pedir para uma fiscal parar de tocar a sirene ela simplesmente acionou o botão para a sirene tocar sem parar...um absurdo...nunca havia visto uma corrida com megafones durante o percurso...
Elson de Siqueira Xavier 07/07/2024
Passei por esta bagunça hoje de manhã! Sugiro ao aprefeito Osmar criar no segundo mandato SECRETARIA MUNICIPAL DE ORDEM PÚBLICA!!!
Marcelo 07/07/2024
1 horinha de evento proporcionando esporte e lazer.. povo reclama d+ Evento que proporcionou um movimento no comércio local.. ah é muito mimimi Por isso chapada é atrasada do jeito q é
Vasti porto 07/07/2024
Concordo em avisar ,muita falta de respeito!Precisava socorrer uma pessoa e foi muita falta de respeito para o ser humano...
JOSI 07/07/2024
Um absurdo total, a coletividade mandaram a pqp!
NEI MOREIRA DA SILVA 07/07/2024
Desrespeito total com a população que tem que se deslocar para mercado, feira, procurar atendimento de urgência, farmácia....só idiotas para fazer isso.
Rosiana zozima santa rita 07/07/2024
Bom dia. Essa imagens pertinho de Casa por pouco não houve Conflitos entre os Motoristas.Tudo tem ter Planejamento Comunicação Antecipado claro .Nem eu sabia teria Corrida aqui em Chapada e não foram alguns gatos pingado.Tem ter Aviso antecipado mas a Princesa de MT Chapada com certeza recebe todos Eventos serão sempre bem vindos. A Organização É tudo. Esse mês tem ter Orientação placas pois Os carros ondem entram e sai Festival de Inverno tá bem aí já.
12 comentários