A deputada estadual Janaína Riva (MDB) anunciou que está em processo de criação de um mutirão para atendimento gratuito às mulheres carentes acometidas pela alopecia androgenética, doença crônica e progressiva que causa perda capilar, podendo levar à calvície. O anúncio foi feito durante uma live realizada na noite desta segunda-feira (16), com a participação da dermatologista especialista em cabelos, Luciana Gasques, e o cirurgião plástico Marcelo Pitchon, criador da técnica de transplante capilar de fios longos.
“Desde que compartilhei a minha luta contra a doença nas redes sociais e como tudo isso mexeu com minha autoestima e com a minha saúde mental, tenho sido procurada por dezenas de mulheres que vivem a mesma realidade que a minha ou até piores. Mulheres que, em sua maioria, dependem do SUS e não têm condições financeiras de fazer um tratamento. Infelizmente, para o [Sistema Único de Saúde] SUS, a alopecia é vista como questão estética, porém afeta de forma direta a saúde mental da mulher", comentou a deputada.
Janaína revelou que entrou em contato com a dermatologista Luciana Gasques, com quem se trata há vários anos, e com o cirurgião Marcelo Pitchon, que realizou seu transplante capilar. Eles, juntamente com outros médicos, se ofereceram para colaborar com o mutirão.
"Agora, minha equipe vai começar a levantar os custos e a estrutura necessária, como médicos e logística, para que possamos iniciar o mutirão em 2025. Não é sobre a cabeça cheia de cabelos, é sobre saúde mental e um coração cheio, e Mato Grosso será pioneiro nessa iniciativa”, afirmou a deputada.
Ela também mencionou que enviou uma indicação à bancada federal de Mato Grosso, solicitando que trabalhassem com o governo federal para viabilizar o tratamento e transplante capilar para casos graves de alopecia pelo SUS.
“Infelizmente, como deputada estadual, não posso criar leis que tratem diretamente do atendimento do SUS, mas posso pedir à bancada federal que o faça”, completou.
Durante a live, transmitida pelas redes sociais da deputada e disponível no Instagram, o público teve a oportunidade de tirar dúvidas com os médicos e compartilhar relatos pessoais sobre a busca por tratamentos para alopecia e transplante capilar. Muitas mulheres relataram que se sentiram inspiradas a falar sobre o tema e buscar ajuda após assistirem ao relato emocionado da parlamentar nas redes sociais.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real