Segunda-feira, 07 de Abril de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 07 de Abril de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Segunda-feira, 07 de Abril de 2025, 14:00 - A | A

Segunda-feira, 07 de Abril de 2025, 14h:00 - A | A

MULHERES NA GESTÃO

Em MT, 77% das empreendedoras conciliam negócio com maternidade

Segundo a pesquisa do Sebrae, 64% dessas mulheres são as principais provedoras do sustento de suas famílias

Do RD News

Um levantamento do Sebrae Mato Grosso aponta que as mulheres representam 40% do total de empreendedores no estado, o equivalente a pouco mais de 188 mil empreendedoras, e 77% dessas mulheres são mães, conciliando os desafios da gestão de um negócio com as demandas da vida familiar.

O número é 3% superior ao registrado no ano passado, indicando um avanço significativo na participação feminina. A maior parte delas (60%) tem entre 35 e 54 anos e 60% são casadas. Na diversidade étnico-raciais 49% são brancas, 33% pardas e 18% pretas. Além disso, 4% das empreendedoras declararam ter alguma deficiência.

Empreendedora e maternidade - homeoffice
Outro dado relevante é que 64% dessas mulheres são as principais provedoras do sustento de suas famílias. Esse percentual reforça o impacto econômico e social do empreendedorismo feminino, especialmente para aquelas que buscam alternativas ao mercado de trabalho tradicional.

Desafios para empreender

A pesquisa aponta que 58% das mulheres iniciaram seus negócios devido à necessidade financeira ou à falta de oportunidades no mercado formal de trabalho. Para 40%, o empreendedorismo foi uma forma de conquistar autonomia financeira e maior liberdade na gestão de sua carreira. Além disso, 32% das empreendedoras declararam que decidiram investir em um negócio próprio para realizar um sonho e trabalhar com o que realmente amam.

No entanto, o acesso ao capital ainda é um dos principais entraves para o crescimento dessas empresas. A dificuldade de financiamento e a falta de incentivos são citadas como barreiras para o início e ampliação dos negócios.

As empreendedoras estão concentradas em quatro principais segmentos:

-Cabeleireiras e manicures;
-Comércio varejista de roupas e acessórios;
-Alimentos e bebidas fora do lar;
-Vendas de produtos de saúde e beleza.

Apesar do avanço, desafios ainda persistem. A pesquisa aponta que, embora 57% das mulheres se sintam apoiadas, 56% avaliam que o suporte recebido no ambiente de trabalho é apenas regular.

Para lidar com o estresse e as dificuldades do dia a dia, 65% das empreendedoras buscam apoio em amigos e familiares, 51% investem em atividades de lazer e 23% utilizam exercícios físicos como estratégia para manter o equilíbrio emocional.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia



contatoalochapada@gmail.com

(65) 99235-9330