As professoras fundadoras e consolidadoras do campo de estudos da comunicação no estado de Mato Grosso são retratadas no livro “Mulheres da Comunicação – Região Centro-Oeste”, que será lançado no dia 30 de abril, às 9 horas da manhã (horário de MT e MS) e das 10 às 11 horas (horário de DF e GO), no formato remoto, com transmissão pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder da UFMT (PPGCOM) no Youtube (https://youtube.com/@ppgcomufmt).
O lançamento do livro contará com a conferência do professor e pesquisador colombiano da Universidad de Los Andes, Dr. Omar Rincón, diretor da Fundação Friedrich Ebert para América Latina, também responsável pela elaboração desse projeto.
No Brasil, organizado por região, o projeto “Mulheres da Comunicação” terá cinco volumes, representando cada região do País. São 27 equipes empenhadas em resgatar parte importante da atuação das mulheres no cenário diverso que constituiu o campo brasileiro da comunicação.
A coordenação nacional do projeto é conduzida pelas professoras Dra. Nilda Jacks, Dra. Lírian Sifuentes e pelo professor Dr. Guilherme Libardi. A coordenação regional do Centro-Oeste foi conduzida pelo professor Dr. Benedito Dielcio Moreira (UFMT), professora Dra. Dione Oliveira Moura (UnB) e professora Dra. Márcia Gomes (UFMS). As autoras das bionotas são docentes da UFMT Campus Cuiabá, da UFMT Campus Araguaia e da Unemat Tangará da Serra.
As professoras com suas trajetórias registradas atuam ou atuaram com destaque no ensino, pesquisa e extensão de universidades brasileiras. Da coleção “Mujeres de la comunicación” latino-americana e Caribe, já foram publicados os livros da Bolívia, México, Argentina e Equador. No Brasil, o volume da região Centro-Oeste é o primeiro a ser publicado.
As professoras biografadas em Mato Grosso foram: Sonia Zaramella, Maria Helena Antunes, Katia Meireles, Mariângela Lopez, Marluce Scaloppe, Janaina Capobianco, Maria Rosário Orquiza, Lucia Helena Possari, Vera Lucia Lopes, Claudia Moreira, Andrea Fernandez, Luciana Borges, Débora Tavares e Hélia Vannucchi.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real