Terça-feira, 29 de Abril de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Variedades Terça-feira, 29 de Abril de 2025, 18:30 - A | A

Terça-feira, 29 de Abril de 2025, 18h:30 - A | A

HOMENAGEM E RECONHECIMENTO

Livro destaca trajetória de mulheres pioneiras da Comunicação em Mato Grosso

Obra será lançada em evento online no dia 30 de abril, com conferência do renomado pesquisador colombiano Omar Rincón

Da assesoria
Da Redação

As professoras fundadoras e consolidadoras do campo de estudos da comunicação no estado de Mato Grosso são retratadas no livro “Mulheres da Comunicação – Região Centro-Oeste”, que será lançado no dia 30 de abril, às 9 horas da manhã (horário de MT e MS) e das 10 às 11 horas (horário de DF e GO), no formato remoto, com transmissão pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder da UFMT (PPGCOM) no Youtube (https://youtube.com/@ppgcomufmt).

O lançamento do livro contará com a conferência do professor e pesquisador colombiano da Universidad de Los Andes, Dr. Omar Rincón, diretor da Fundação Friedrich Ebert para América Latina, também responsável pela elaboração desse projeto.

 

No Brasil, organizado por região, o projeto “Mulheres da Comunicação” terá cinco volumes, representando cada região do País. São 27 equipes empenhadas em resgatar parte importante da atuação das mulheres no cenário diverso que constituiu o campo brasileiro da comunicação.

A coordenação nacional do projeto é conduzida pelas professoras Dra. Nilda Jacks, Dra. Lírian Sifuentes e pelo professor Dr. Guilherme Libardi. A coordenação regional do Centro-Oeste foi conduzida pelo professor Dr. Benedito Dielcio Moreira (UFMT), professora Dra. Dione Oliveira Moura (UnB) e professora Dra. Márcia Gomes (UFMS). As autoras das bionotas são docentes da UFMT Campus Cuiabá, da UFMT Campus Araguaia e da Unemat Tangará da Serra.

As professoras com suas trajetórias registradas atuam ou atuaram com destaque no ensino, pesquisa e extensão de universidades brasileiras. Da coleção “Mujeres de la comunicación” latino-americana e Caribe, já foram publicados os livros da Bolívia, México, Argentina e Equador. No Brasil, o volume da região Centro-Oeste é o primeiro a ser publicado.

As professoras biografadas em Mato Grosso foram: Sonia Zaramella, Maria Helena Antunes, Katia Meireles, Mariângela Lopez, Marluce Scaloppe, Janaina Capobianco, Maria Rosário Orquiza, Lucia Helena Possari, Vera Lucia Lopes, Claudia Moreira, Andrea Fernandez, Luciana Borges, Débora Tavares e Hélia Vannucchi.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia



contatoalochapada@gmail.com

(65) 99235-9330