Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Quinta-feira, 07 de Março de 2024, 08:19 - A | A

Quinta-feira, 07 de Março de 2024, 08h:19 - A | A

CALAMIDADE ECONÔMICA

Trade turístico de Chapada dos Guimarães busca apoio em Brasília para salvar economia local; fotos

Representantes de associações participaram de reuniões no Congresso Nacional em busca de apoio da bancada federal

KATIANA PEREIRA
Da Redação

Representantes do trade turístico de Chapada dos Guimarães se reuniram em Brasília, na quarta-feira (7), com parte da bancada federal de Mato Grosso e participaram de reuniões no Congresso Nacional em busca de apoio para retomar a economia local, que está afetada após o início dos bloqueios na MT-251, na região do Portão do Inferno.

Conforme o Alô Chapada apurou, o convite partiu da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e Chapada esteve representada pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Chapada, o empresário e advogado Kaique Fonseca, a empresária Sônia Bezerra - representando a Associação Sociedade Civil Organizada, e a presidente da Associação BPW de Chapada, Jurema Lara.

O grupo foi recebido pelos senadores Wellington Fagundes (PL) e Jayme Campos (União). Já na Câmara Federal, as reuniões foram com o deputado Emanuelzinho (MDB), as deputadas Amália Barros (PL), Coronel Fernanda (PL) e Gisela Simona (União). 

reprodução

kaique em brasilia

 Kaique Fonseca- Dep Federal Gisela Simona e equipe

O principal foco das reuniões foi a defesa e manutenção do Programa de Retomada do segmento de eventos (PERSE). Criado para compensar os prejuízos causados pela pandemia, o programa enfrentou a possibilidade de ser revogado. No entanto, após intensa atuação em Brasília, houve uma vitória e o Governo Federal decidiu reformular e compor novamente o programa.

ESTRADA BLOQUEADA

Especificamente sobre Chapada dos Guimarães, outra pauta tratada, foi a necessidade urgente de apoio da bancada e do Governo Federal para solucionar os problemas na MT-251, estrada que dá acesso ao município, em que os constantes bloqueios criaram um pânico geral na população, e insegurança nos turistas, ocasionando um “cancelamento de Chapada dos Guimarães”.

“Nós estivemos lá para poder defender a manutenção, saímos vitoriosos. A maioria dos parlamentares apoiaram a nossa causa. E, na ocasião, aproveitei e levei um pouco do que nós estamos vivendo aqui em Chapada dos Guimarães, falando um pouquinho do que Chapada está vivendo e do quanto nós precisamos do apoio deles para que a gente possa, primeiramente, solucionar essa questão do Portão do Inferno e, na sequência, a gente começar os trabalhos de fomentação do turismo da região”, disse ao Alô Chapada, Kaique Fonseca, representando a CDL de Chapada. 

Ainda, de acordo com Kaique, as demandas de Chapada foram bem recebidas. “Eu senti, da parte deles, um interesse muito grande. Mas o que eles nos cobraram é justamente uma questão de organização, de apresentação de projetos, que eles estão à disposição para nos ajudar”, completou.

A representante da BPW Chapada, Jurema Lara, enfatizou a importância da manutenção do Perse, como uma esperança para fomentar o turismo local. “O Perse foi um farol de esperança para evitar a falência total do setor”, disse.

A severa crise econômica em Chapada dos Guimarães ocorre desde o final do ano passado no trecho do Portão do Inferno, provocando o fechamento intermitente da rodovia. As principais consequências têm sido o esvaziamento da cidade de Chapada dos Guimarães que tem no turismo sua principal fonte de renda, bem como a dificuldade de tráfego por parte dos usuários em se locomoverem entre Chapada e Cuiabá por rotas alternativas.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Álbum de fotos

reprodução

reprodução

Assessoria de Imprensa

reprodução

divulgação

Comente esta notícia

Souza 07/03/2024

Boa iniciativa. Porém, sem investimentos e estrutura se resume em conversas aos ventos. Veja o problema de transito via Portão do Inferno com solução enrolada por cause de interferência de Instituto Ambiental ligado a ONGs.... O Governo do Estado estava disposto a estadualizar o parque e investir mais de R$ 200 milhões, mas não vimos apoio da sociedade local nesse sentido. O melhor seria é que a sociedade não iria pagar para usar a estrutura do parque. Agora, aguardemos a recente concessão.... Triste realidade....

positivo
0
negativo
0

1 comentários